Como elaborar um Planejamento Estratégico

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” – Peter Drucker

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Cerca de 70% dos brasileiros têm ou desejam ter um negócio próprio, contudo, a maioria não está preparada para administrá-lo com efetividade, não tem clareza de seus objetivos e ações e acaba se aventurando numa operação desconhecida.

Essa é a principal razão do alto índice de empresas que não conseguem crescer.

Os fatores críticos para ter sucesso nos negócios é conhecimento, planejamento e gestão, e é justamente o conjunto de competências que mais falta para o empreendedor brasileiro, que espera crescer para depois se organizar e acaba sem os dois.


O Planejamento Estratégico facilita a estruturação das ideias sobre o crescimento da empresa, define os seus objetivos, o caminho a ser percorrido e as ações a serem desenvolvidas, promovendo, portanto, uma visão ampla e sistêmica de aonde pretendem chegar, contando com a integração da equipe, tudo de maneira organizada.

 

COMEÇANDO O PLANEJAMENTO

Se você é daqueles que acreditam que o dia tem poucas horas, comece organizando a sua agenda e delegando o que for possível para conseguir algum tempo para se dedicar também à estratégia de crescimento da sua empresa e não somente à operação. Isso é fundamental, pois nem todos que começam conseguem dividir seu tempo.

Em seguida, é fundamental identificar as fraquezas que precisam ser superadas, bem como as forças que podem ser intensificadas, utilizando a tradicional ferramenta “SWOT”, além de outras como “PESTALE” e “5 Forças de Porter” para analisar também as oportunidades e ameaças do ambiente em que seu negócio está inserido.


Com isso, fica claro para todos envolvidos o “quem somos” e “de que precisamos”. Em seguida, será o momento de ter clareza também sobre “o que desejamos” e “o que e como faremos”.

 

DEFININDO OBJETIVOS E METAS

Defina objetivos para todas as áreas da sua empresa: financeira (aumentar o faturamento e o lucro), comercial e marketing (melhorar posicionamento, aumentar as vendas e a fidelização), processos (inovar a maneira de desenvolver as atividades), RH (capacitar e motivar a equipe) etc. Eles são qualitativos, o que facilita a estruturação do mapa estratégico.

 

Em seguida, defina também as metas, de forma bem específica e mensurável, e seus indicadores, que facilitarão o monitoramento e a análise dos resultados.

 

DEFININDO AÇÕES

Agora que você já sabe de quais resultados a empresa precisa, defina as ações a serem distribuídas e desenvolvidas para alcançá-los. Elaborando um plano, será possível identificar o que precisa ser feito, quem fará, quando será realizada a ação etc., de modo que seja possível acompanhar com facilidade as etapas da execução e os resultados obtidos.

Fonte: Idecorp

 

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Associação das empresas de Betim