Equipe motivada, produtividade redobrada

Investir no RH é o caminho mais curto para a retomada no pós-pandemia.

Se, por um lado, gestão de pessoas é o maior desafio do empreendedor brasileiro, por outro, ainda são poucos gestores que investem em estratégia e estruturação adequada do departamento de RH, focado em desenvolvimento, carreira e resultados.

São inúmeras as ações para alcance dos melhores níveis de motivação e satisfação das necessidades da equipe. Dentre as iniciativas mais simples e de fácil implementação destacam-se aquelas orientadas às necessidades previstas pelo psicólogo Abraham Maslow.

A “Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas” ou “Pirâmide de Maslow” ensina que as necessidades humanas seguem ordem hierárquica que, quando satisfeitas, são responsáveis pela elevação significativa do clima e resultados organizacionais.

A pirâmide consiste em 5 camadas de necessidades a serem satisfeitas na sequência:

1ª – NECESSIDADES FISIOLÓGICAS (BASE DA PIRÂMIDE):

Relacionam-se com o bem-estar físico e mental do colaborador, jornada e intervalos adequados para hidratação, alimentação e higiene, dentre outras necessidades que consomem sua energia.

2ª – NECESSIDADES DE SEGURANÇA:

Têm relação com a proteção física no ambiente de trabalho, à estabilidade e remuneração satisfatória que garanta a realização de desejos e tranquilidade no futuro.

3ª – NECESSIDADES SOCIAIS:

Referem-se à convivência saudável com os gestores, líderes e colegas, mediante a prática de características como de afabilidade, solicitude, amizade e respeito mútuo.

4ª – NECESSIDADES DE ESTIMA:

É natural que os colaboradores esperem reconhecimento pelo seu empenho e resultados alcançados. Relacionam-se, também, com o recebimento de promoções, aumentos, bônus ou premiações.

5ª – NECESSIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO (TOPO DA PIRÂMIDE):

Relacionam-se com a realização profissional, oportunidades de liderar, opinar, coordenar projetos, ter autonomia para decidir, flexibilidade, além de desenvolver a criatividade etc.

Para aqueles fatores que causam desmotivação e que estejam fora dessas necessidades, cabe aos gestores promoverem ações de controle, por meio de liderança próxima e positiva.

Para sucesso na implementação de melhorias, seguindo essa hierarquia, o empresário precisa, em resumo, realizar pesquisas de clima, criar e monitorar indicadores como de desempenho, absenteísmo, rotatividade, entre outros, para diagnóstico da situação e direcionamento do planejamento e das ações.

Portanto, antes de cobrar mais resultado, analise se a sua empresa oferece condições eficazes para satisfação das necessidades da equipe.

Fonte: Idecorp

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Associação das empresas de Betim